Translate

domingo, 18 de agosto de 2013

Tirando dúvidas sobre números racionais!


Tirando dúvidas sobre números racionais!
            Frações ou números racionais geram muitas dúvidas, desde como ler até as operações.
Vamos falar em tópicos: primeiro lembrando-se de como lemos e em seguida a representação em figuras, o que ajuda muito na hora de fazer as operações:
O que é número racional ou fração?
Fração ou número racional é quando temos numerador e denominador.
EX:

Lembrando que o número 1 é o numerador e o 2 é o denominador no exemplo 1, onde já temos a representação em desenho.

 

            O numerador indica o inteiro e o denominador indica em quantas partes o inteiro foi dividida.  Na leitura de frações lemos o numerador e, em seguida, o nome de cada parte, que indica o número de partes em que a quantidade foi dividida. Segue uma tabela para ajudar:
Número de partes
Nome de cada parte
2
Meio
3
Terço
4
Quarto
5
Quinto
6
Sexto
7
Sétimo
8
Oitavo
9
Nono
10
Décimo
11
Onze avos
100
Centésimo
1000
Milésimo

sábado, 10 de agosto de 2013

O Homem que Calculava


       Amigos, tive uma experiência muito interessante quanto o uso de narrativa em uma aula de Matemática, foi de uma história retirada do livro O Homem que calculava de Malba Tahan. O problema foi proposto para alunos na escola Ana Maria Poppovic, onde a história doa irmãos, fazem venda de melões em uma feira, porem ao final falta 1 dinar, acompanhe:
Os dois irmãos Harim e Hamed encarregaram-se de vender no mercado duas partidas de melões. Harim entregou a um dos mercadores 30 melões, que deveriam ser vendidos à razão de 3 por 1 dinar; Hamed entregou, também, 30 melões para os quais estipulou preço mais caro, isto é, à razão de 2 por 1 dinar.

Problema: Efetuada a venda, é claro que Harim deveria receber 10 e seu irmão, Hamed, 15 dinares. Mas o mercador juntou todos os melões, de forma a vendê-los de uma só vez, sem se fazer distinção entre os mais caros e os mais baratos. Sendo assim, a pergunta é?

Como pagar aos dois irmãos se um deve receber 10 e o outro 15 dinares?
Resolução: Como o mercador juntou todos os melões antes de vendê-los, ele acabou misturando as partidas de melões dos irmãos Harim e Hamed. Quando o mercante foi entregar os lucros que obteve aos irmãos, surgiu a dúvida de como fazer a partição correta dos lucros, uma vez que Harim estipulou o preço de 1 dinar por 3 melões e Hamed, 1 dinar por 2 melões. Segue uma ilustração da partida de melões 
dos dois irmãos:




Separadamente, percebemos que Harim deve receber 10 dinares e Hamed 15 dinares. Mas como o mercador juntou todas as duas partidas, como dividir corretamente os lucros? Quando o mercador decidiu juntar as duas partidas, ele imaginou que, a princípio, não haveria problema algum em juntá-las. Sendo assim, ele decidiu vender 5 melões a dois dinares, 3 melões de Harim mais 2 melões de Hamed, com o preço de Harim mais o preço de Hamed. A partida de Harim: 3 melões por 1 dinar.
O raciocínio do mercador:


Veja que esta soma tem 24 como resultado, e não 25 como era de se esperar. Acabamos de perceber que não é correto o pensamento do mercador. Podemos, sim, juntar as duas partidas de modo a facilitar a venda, mas desde que observemos que o valor de cada uma delas é diferente.


Esta parte partida pode ser vendida à razão de 5 por 2. Note que a outra parte que sobrou não é vendida assim porque pertence à partida de Hamed, cujo preço estipulou a razão 2 por 1. Efetuando-se a soma mostrada acima, encontramos 25.
            Muito bom, imagina o livro!!!
Para quem não leu, procure, compre, pegue emprestado! 
O Homem que Calculava Malba Tahan.