Malba Tahan
Neste trabalho discursaremos sobre um problema matemático
apresentado em um de seus livros O Homem que calculava. Uma obra literária que
chama a atenção pelo fato de tratar de matemática, mas contando a historia de
um homem que viaja e resolve problemas que pareciam não ter respostas. O
problema apresentado neste trabalho também foi trabalhado com alunos do 9° ano
da escola Ana Maria Poppovic, despertando muito interesse e curiosidade. O
livro traz concepções modernas já que trata de matemática, porém tem uma
história narrada, o foco está no enredo e não na matemática em si. “A educação
do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição
humana” Morin (2001, p. 47).
A palavra interdisciplinaridade ou contextualização estão
presentes na proposta para o ensino fundamental e são assuntos muito discutidos
em seminários, teses e até congressos. Na proposta para o ensino fundamental
ela refere-se à matemática desta forma:
“O critério central é o da contextualização e da interdisciplinaridade,
ou seja, é o potencial de um tema permitir conexões entre diversos conceitos
matemáticos e entre diferentes formas de pensamento matemático, ou ainda, a
relevância cultural do tema, tanto no que diz respeito às suas aplicações
dentro e fora da matemática, como à sua importância histórica no
desenvolvimento da própria ciência” (BRASIL, 1999, p.255).
O professor
de matemática Júlio César de Mello e Souza mais conhecido como Malba Tahan, em
1913 já regia turmas suplementares do externato do Colégio Pedro II, onde de
forma inovadora para o sistema educacional brasileiro, tratava o ensino de
matemática com contextualização e interdisciplinaridade. Muitas vezes foi
criticado, mas ele mesmo não poupava críticas ao ensino de matemática chamando
de algebristas aos que adotavam esta forma de ensino.
Abordaremos também algumas aulas
ministradas por Júlio César, onde numa entrevista o professor relata sobre
elas, também sobre suas ideias inovadoras como educar através de televisão e
rádio.
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